Chamada para a submissão de candidaturas para a Residência Artística no Museu Mafalala

  • Home
  • Outros
  • Chamada para a submissão de candidaturas para a Residência Artística no Museu Mafalala

Estão abertas as submissões de candidaturas para participar da Residência Artística subordinada ao tema “A Literatura como exemplo de cidadania e afirmação identitária na periferia de Maputo”, no Museu Mafalala.

A Residência Artística é organizada pelo Museu Mafalala, com o financiamento da União Europeia no âmbito do Programa de Apoio aos Actores Não Estatais (PAANE), iniciativa que visa reforçar a democracia participativa, representativa e sensível ao género em Moçambique.

São elegíveis a esta chamada, artistas moçambicanos que reúnam os seguintes requisitos:

  1. Residir nas províncias de Maputo, Inhambane, Sofala, Tete, Cabo Delgado e Niassa;
  2. Apresentar o seu CV;
  3. Ter idade compreendida entre os 18 e 30 anos;
  4. Apresentar fotos e vídeos de performances, acompanhados de biografia;
  5. Desenvolver actividades artísticas ao nível das províncias acima mencionadas;
  6. Apresentar duas Cartas de Recomendação;
  7. Preencher o formulário disponível on-line dentro dos prazos indicados para efeitos de inscrição.

As actividades são organizadas com o objectivo de aprofundar conhecimentos sobre cidadania, bem como o papel da arte na sua construção. Os participantes também poderão realizar uma visita guiada pela Mafalala, onde vão conhecer a história do bairro e a sua importância na génese do activismo social em Moçambique. Por outro lado, a ideia é desenvolver nos participantes a noção da relação entre o património cultural e os processos de desenvolvimento urbano em espaços periféricos.

Através da Residência Artística, pretende-se reforçar a democracia participativa, representativa e sensível ao género no país, espevitando o envolvimento das autoridades públicas e da sociedade civil num diálogo democrático sustentável.

Um outro objectivo é acender o debate em torno dos valores cívicos cultivados no nosso seio social, aproximando os artistas às referências e nomes incontornáveis na edificação e afirmação da identidade colectiva.

Importa referir que, durante a residência, a Associação IVERCA – Turismo, Cultura e Meio Ambiente encarrega-se de garantir a alimentação, transporte, acomodação e segurança das participantes, além de oferecer ajudas de custos.

As candidaturas para a Residência Artística no Museu Mafalala, subordinada ao tema “A Literatura como exemplo de cidadania e afirmação identitária na periferia de Maputo”, estão abertas até ao dia 15 Abril de 2023. As inscrições serão feitas, única e exclusivamente, através do formulário on-line disponível em https://forms.gle/vsjysDgDQ2aBiqK37

Leave a Reply

English EN Français FR Português PT