Pelas potencialidades de que dispõe, a Mafalala é parte do roteiro de um documentário em prol da promoção do turismo em Moçambique. A película está a ser produzida pelo jornalista argelino, Mohammed Yahiaoui, a convite do Ministério do Turismo.
A ideia é alavancar o sector do turismo, através da viabilização, a nível nacional e além-fronteiras, da diversidade cultural, histórica e patrimonial, presente no bairro e no país, em geral.
Com o efeito, orientado por Amina Ussene – Guia do Museu Mafalala, Mohammed Yahiaoui fez, hoje, uma caminhada pela Mafalala, onde conheceu os lugares, as pessoas e as narrativas que fazem da Mafalala um destino turístico por excelência.
Mohammed Yahiaoui é um profissional da comunicação social experiente na produção de conteúdos voltados à cultura, meio ambiente e turismo. Está vinculado à estação pública de televisão da Argélia, Canal Algérie e colabora com diversas companhias internacionais na causa da promoção da diversidade cultural que os países africanos detêm.