
O Museu Mafalala completa, hoje, quatro (04) anos de existência. Inaugurado a 14 de Junho de 2019, esta casa é um projecto em progresso concebido pela Associação Iverca | Turismo, Cultura e Meio Ambiente.
Desde o começo, o maior goal do Museu Mafalala tem sido exaltar as periferias, através da sua história, figuras e feitos. A visão igualmente é de contribuir para a reflexão sobre a relevância de uma construção de identidades conscientes da pluralidade que faz a história da cidade de Maputo e do país. Sempre com a percepção de que cada geração se alimenta das suas próprias referências e simultaneamente as constrói.
Estes objectivos são perseguidos através de actividades e projectos em diversas áreas de interesse social e com capacidade de mobilização da juventude que é a maioria dos habitantes do bairro e, na verdade, de Maputo assim como do país. É nesse sentido que tem apoiado o desporto, actividades lúdicas, pinturas de murais, concertos, exposições, workshops e muitas outras que acredita serem ferramentas de emancipação a vários níveis.
São várias as realizações e desafios a apontar, durante este ciclo que hoje celebramos. Conseguimos criar uma instituição pautada pelo dinamismo e bem-estar, ao mesmo tempo em que nos tornámos, a escala mundial, num exemplo da relação saudável entre a comunidade e o Museu, pois procuramos ser o ponto de encontro entre o passado, presente e futuro.
As nossas instalações ecléticas oferecem serviços de restauração, alojamento e biblioteca. O Museu Mafalala apresenta-se como uma infra-estrutura verde e amiga do ambiente, dinamizando a agricultura urbana, e outras actividades.