OSIVA: FEIRA DE GASTRONOMIA DA MAFALALA

• OSIVA: FEIRA DE GASTRONOMIA DA MAFALALA
16 Fev

OSIVA que em emakwa quer dizer delicioso, saboroso ou gostoso é o nome da plataforma gastronómica do histórico bairro da Mafalala, Maputo-Moçambique.

Este projecto com um cunho comunitário e liderado pelo Museu Mafalala visa expor e dar a conhecer à um público mais abrangente os dotes culinários e os sabores da Mafalala – fruto do seu multiculturalismo e séculos de cruzamentos no Oceano Indico; com o intuito de promover o património cultural local de forma orgânica e valorizar este conhecimento particular da tradição Mafalalina: sábado, 19 de Dezembro 2020, lançamos a primeira edição da OSIVA, no Museu Mafalala entre as 11h e as 21h.

OSIVA é igualmente um movimento que conta com o apoio de mulheres cozinheiras residentes no bairro da Mafalala e mais do que uma celebração do rico património cultural este movimento apresenta-se como um elemento importante na cadeia de valor do turismo cultural no bairro e discute a contribuição feminina para economia da cultura, a apropriação cultural pelos actores locais, sentido de orgulho e auto-estima. Afinal de contas “Nós somos o que nós comemos” (we are what we eat)

O projecto conta com a parceria de associações locais, nomeadamente: Tufo da Mafalala, Machaka e Dambo; e enquadra-se no programa da Embaixada da França em Moçambique para Projectos Inovadores da Sociedade Civil e Coligações de Actores – PISCCA 2020.

Com este evento encerra-se o ano cultural do Museu Mafalala…Até 2021!!!

Próxima Artigo

FESTA DA MBIRA