Futuros da Mafalala

  • Home
  • Futuros da Mafalala
16 Fev

“Futuros da Mafalala é um projecto de debate arquitectónico que procura discutir o desenvolvimento futuro dos assentamentos informais em África. O projecto localiza-se na Mafalala,um assentamento informal em Maputo, a capital de Moçambique.

O projecto delineia três hipotéticos cenários futuros de desenvolvimento urbano para uma mesma área, visando assim discutir as qualidades espaciais  e as deficiências urbanas das diferentes abordagens ao desenvolvimento urbano de assentamentos informais.

Os três cenários futuros foram desenvolvidos como expressões radicais de três abordagens distintas ao desenvolvimento urbano que se pode imaginar para os bairros informais em Maputo.O objectivo era esclarecer, comparar e discutir as consequências dessas diferentes abordagens, e não tanto delinear projectos realistícos de curto prazo para o bairro.

Portanto, embora as maquetes possam parecer provocativas ou exageradas, a sua intenção é desencaderar um debate que mostre os extremos de diferentes posições no discurso do desenvolvimento urbano.  A intenção não é propôr projectos pragmáticos que possam ser implementados a curto prazo.

Assim, o projecto procura discutir como os assentamentos informais devem ser desenvolvidos e abordados pelas autoridades públicas, pelo sector privado e pela sociedade civil, e que modelos urbanos são adequados para o futuro dos assentamentos informais em Maputo e no contexto africano em geral.

Ademais, o projecto visa fornecer uma avaliação qualitativa geral de diferentes modelos urbanos, útil para os residentes de assentamentos informais, decisores políticos e profissionais envolvidos no desenvolvimento urbano.

África está a urbanizar-se num ritmo acelerado e grande parte do desenvolvimento urbano é informal. Existem poucos exemplos de desenvolvimento bem-sucedido de áreas urbanas informais. Este projecto discute, por um lado, os problemas associados à falta de intervenção pública em assentamentos informais e, por outro, as abordagens interventivas actuais para o re-desenvolvimento dessas áreas urbanas.

Por fim, o projecto descreve possíveis  formas de desenvolver assentamentos informais para bairros urbanos sustentáveis, adequados às normas socioculturais que definem essas comunidades. Esperamos que este projecto possa inspirar e incitar discussões que levem à inovação no desenvolvimento urbano de assentamentos informais, inovação essa que é necessária e indispensável para um futuro sustentável das cidades africanas”.

Este projecto teve o apoio da Universidade Eduardo Mondlane – Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico;  do KADK – The Royal Danish Academy of Fine Arts, Schools of Architecture, Design and Conservation; do Institute of Architecture, Urbanism and Landscape (Dinamrca) e da Associação IVERCA – Turismo, Cultura e Ambiente.

https://www.amazon.co.uk/Mafalala-Futures-Futuros-Mottelson-Chilaule/dp/877830993X

English EN Français FR Português PT