Ivan Laranjeira

14 Jan

Ivan Laranjeira é actor, produtor cultural, guia de turismo e curador.

Membro fundador da Associação IVERCA | Turismo, Cultura e Meio Ambiente (www.iverca.org) onde ocupa a posição de Presidente e Coordenador do programa de desenvolvimento comunitário – Mafalala Turística.

 

Dirige vários projectos com o intuito de preservar, proteger, promover e rentabilizar o património cultural do histórico Bairro da Mafalala onde se destacam as seguintes iniciativas: Mafalala Walking Tour, Festival Mafalala, Mafalala Artivismo, Inventariação e Pesquisa da história da Mafalala, Biblioteca Comunitária da Mafalala e Museu Mafalala.

 

É co-autor da obra literária que documenta a história e o surgimento do Bairro da Mafalala “Mafalala: Memórias e Espaços de um Lugar” (Coimbra, 2016). 

Ivan Laranjeira tem formação em Gestão de Empresas Turísticas pela Escola Superior de Economia e Gestão – ESEG (por concluir). Foi bolseiro da iniciativa presidencial americana para jovens líderes africanos – Mandela Washington Fellowship – YALI 2016. Tendo passado por uma experiência hoteleira no Radisson Blu Hotel, Maputo (2010) onde desempenhou a função de Relações Públicas e por um estágio profissional na Agência de Informação de Moçambique – AIM (2007).

 

No plano artístico protagonizou o papel de “Miguel” na longa-metragem, de Sol de Carvalho, “O Jardim d’Outro Homem” (2005). Fez parte do Cine-Clube Komba Kanema (2006), trabalhou como assistente de produção na 1ª Mostra de Cinema da CPLP (2009), foi assistente de locação na produção alemã do filme “Kennedy’s Brain” (2009) baseado num romance de Henning Mankell e como actor representou em vários projectos de teatro radiofónico: Learning by Ear, N’weti, Soul City, entre outros. Colaborou ainda como comentador residente para o programa cultural da TVM2 – Galeria (2015) e é membro das redes: AFROINNOVA para diáspora africana (Colômbia|2016), ICOM – MOÇAMBIQUE (Maputo|2017), OTHAMA – Plataforma de Artes e Cultura (Moçambique| 2018), CREATIVE SOUTH rede de espaços criativos e colectivos artisticos da região austral de Africa (Zimbabwe|2019) e ABREMC (Brasil|2019).

 

Próxima Artigo

Rui Laranjeira

English EN Français FR Português PT